domingo, 17 de maio de 2009

Qual usar, RSS ou GoogleReader?

Gerenciar as informações que chegam aos montes pela web a todo segundo é uma tarefa que exige um bocado de concentração e, claro, atenção. Em se tratando de uma redação a atenção tem de ser ainda maior para que o foco não se perca, lembrando que o tempo, por vezes, é nosso inimigo. Algumas ferramentas surgiram para nos ajudar nesta “missão”.
E essas ferramentas vêm se aperfeiçoando. Os feeds são excelentes aliados. Um bom jeito de direcionar a sua busca. O RSS, oferecido por alguns portais, traz a informação até o nosso computador. Avalio esta uma das principais vantagens desse sistema. Basta o credenciamento nos sites e ou assuntos de interesse para que as notícias publicadas venham como um alerta.
Se há interesse, basta clicar no aviso para ler a notícia toda. Uma boa maneira de se otimizar o tempo, que é muito escasso para quem produz informação. E não perder o foco, obviamente.
Comparando o RSS, que hoje já é menos utilizado e tem perdido seu espaço para ferramentas como o twitter, com o GoogleReader aparecem algumas vantagens e desvantagens. O ponto positivo é o já citado que ele traz as informações, mas em contrapartida ele é “fixo” no computador que foi instalado, enquanto o GoogleReader pode ser acessado de qualquer lugar já que ele fica hospedado nem uma página, podendo ser acessado do mail.
No entanto, o GoogleReader não traz a informação. Para poder receber as notícias publicadas, dos portais selecionados, é preciso entrar no sistema. Já o RSS tem aquela caixinha de aviso.
Outra vantagem do GoogleReader é a possibilidade de compartilhamento das informações com outros usuários e a separação por pastas/assuntos.
Independentemente da escolha pelo GoogleReader ou pelo RSS, ou por ambos, os dois são ferramentas que ajudam no trabalho do jornalista. Posso otimizar meu tempo recebendo informações sem ter de entrar nas páginas de meu interesse e vasculhar todo o plantão em buscas de notícias que possivelmente possam virar pauta.
Outro ponto é a não-dispersão. Os site são recheados de notícias, com títulos extremamente vendáveis, que roubam a atenção de qualquer um, e o jornalista não está fora deste grupo.
Mas vale lembrar que, para quem trabalha com portais, dar uma visitada nos sites também é importante. Ajuda na hora da edição das capas, de idéias de multimídia etc.

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